sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nonô 6 e João Antonio 2


Com a página de hoje, quem tiver paciência fica conhecendo a mais recente aventura do Nonô Jacaré inteirinha... As páginas anteriores estão, uma de cada vez, nos posts anteriores, e a ordem está regressiva...bem! Quanto ao João Antônio, a conversa com ele continuou muito, naquela noite. Lembro que, na ocasião, eu ainda não lhe conhecia os outros livros , mas muito impressionado com o mais conhecido deles,"Malagueta, Perus e Bacanaço", fiz questão de dizer: me magnetizou!!! O bacana acabou concedendo que para ele era um livro legal de ter escrito, mas gostaria que as pessoas conhecessem os outros também. Perguntei, além daquele, qual outro ele apreciava ter escrito. Respondeu na bucha "Calvário e porres do pingente Lima Barreto"!. Aí eu caí do cavalo: não se trata de um livro de contos ou sequer de ficção, como todos os seus outros, mas uma abordagem rápida e forte da vida e da obra de Lima Barreto! Eu já o conhecia também, é um belo testemunho, mas não tinha ligado a João Antonio porque é sobre alguém que existiu . Fui querer me desculpar por isso, e ele mandou assim: o autor, segundo ele, o verdadeiro autor, não precisa que se saiba seu nome, não. Mas que se conheça seus livros!! Que se tenha acesso à sua visão, às coisas que se deu ao trabalho de anotar... a partir da sua observação. Ele também achava que, por mais fantasiosa que seja, literatura é observação. Bom , e aí, com tudo isso, o que é que o João e o Lima têm a ver com a origem do Nonô? Tudo!Eles têm a ver com a minha longa circulação por variados e longínquos percursos cariocas, dando aula de inglês pra pagar as contas... com a minha atenção aos detalhes dos caminhos, esconderijos, desvãos, botecos e locais de trabalho por onde passasse!! Tudo a ver com o meu acesso a estaleiros e refinarias e fábricas variadas nos cantos não exatamente turísticos da redondeza carioca... Tudo a ver com o início do inicio do início do meu magistério, com o caminho das aulas!!- mas por enquanto é só...evidente: não de forma linear. Nada segue de modo necessário e simples como numa recordação. Ah, claro que nesse domingo esqueci completamente de ir lanchar na casa da minha vó...

Sem comentários:

Enviar um comentário