sexta-feira, 17 de abril de 2009

Luneta mágica 3 e "Fala, Menino!"



Bem,
esse post começa com as tiras do Fala , Menino! do Luis Augusto, que na época em que eu morava na Bahia saíam no jornal "A TARDE", de Salvador. Espero que continuem saindo. É um sucesso. Depois ele reedita tudo em coletâneas, e realiza livros infantis também, a partir dos seus quadrinhos, mas num registro mais pra iniciantes da leitura.


Conheci pessoalmente o Luis Augusto numa Bienal do Livro de Salvador, quando eu estava hospedado com um amigo poeta, Zeca de Magalhães. O traço inicial da série é o que se espera
(Não sei como tá hoje) de uma tira infantil. A finta, porém vem do argumento e da competência com que Luis Augusto executa o modelo que criou. O modelo visual de criança que desenvolveu é só dele, e isso num mundo saturado de coisas que querem parecer criança, é raro!!Ele não parece com Calvin, nem com Luluzinha, nem com Maurício de Sousa, nem com Ziraldo, nem com Mafalda, Pimentinha ou Brasinha, só consigo mesmo. A turminha de cujas aventuras se trata é bastante singular, também. Pra começar, o protagonista é mudo. Seu amigo é cego, o outro é surdo, tem um menino de rua, a turma prolifera e todo mundo é criança , mas não é burro. Lucas, o tal que é mudo, participa de tudo pensando bastante. As três tiras que eu postei já são antiguidades, mas servem como aperitivo. Ah, também cabe apontar que eu dei um pouco de spoiler quanto ao início da série, porque as características especiais das crianças aparecem de maneira prosaica, sem explosão ou grandes dramas, tudo muito tranquilo e cotidiano. Coisa de subversivo, mesmo... Entendendo a palavra como um elogio da mais alta categoria! São, como todos nós já fomos, crianças se divertindo, dizendo cada coisa... mas são crianças singulares, sim!!Ah, o "Fala, Menino!" tem seu site, é claro!




Bem, depois desse episódio, estou eu dando aulas em Ilhéus, a seis horas de distância, quando o improvável aconteceu. Uma aluna quase cai da cadeira quando eu digo que hqs de qualidade podem estar bem embaixo do nosso nariz, e cito o "Fala, Menino!". Ela fazia parte da equipe, pois a série tem uma editora e funcionários, mas ela mesma não tinha que estar lá todo dia... tive a oportunidade de comentar isso(ele já sabia) no FIQ passado, em BH, e Luis Augusto se divertiu. Não é legal, uma coisa dessas? Eu consigo, sim, contar piada pra humorista, mesmo quando é verdade! Bom, por hoje é quase só, mas eu ainda volto!!
Reassumindo: eu não queria encerrar o post de hoje sem que meus dois colaboradores n´"A LUNETA MÁGICA" dessem as caras por aqui, o que fazem agora, tal como vão fazer no gibi. O primeiro é o Márcio de Castro, o desenhista, e o segundo, em coincidência com o nome do protagonista do "Fala, Menino! ", é o Lucas! Ele fez a cor, o letreiro e deu uma força com a arte... Não tá todo mundo com cara de quem usa...a terceira lente? Ah... Esqueci que vcs ainda não viram nosso gibi, mas isso se conserta...bem, agora foi só, mesmo!

1 comentário:

  1. Pois é Patati! Eu estudei com 2 primos do Luis Augusto na minha época de veterinária. E essa aluna de comunicação a quem vc se refere, salvo engano a Ana Karenina, era prima do Luis e irmã desses outros dois de quem falei. Hoje as tirinhas do Fala Menino saem também impressas, coloridas, nas contas da Coelba [empresa de energia elétrica da Bahia]. E são tirinhas sempre com a finalidade de conscientização da população para questões como fazer gato, empinar pipa próximo a rede elétrica e tal...
    Tô gostando de ler seu blog.
    Forte abraço Mestre!
    Que a força esteja com você!

    ResponderEliminar