terça-feira, 28 de abril de 2009

Magico Vento e Rifle Comprido



Essa msg é a contnuação da anterior, que não encontrou tempo pra ser concluída... olhaí, não tô ganhando comissão nenhuma pra falar bem de duas revistas em quadrinhos e que estão nas bancas...Julia é o atual trabalho de Giancarlo Berardi, e tá nas bancas...Magico Vento é a grande criação de Gianfranco Manfredi, também nas bancas...um western revisionista da história oficial, como o Blueberry de Giraud/Charlier, e o Ken Parker, acrescentado do sobrenatural...Por comparação ao Ken Parker de Berardi, a comparação que elicitou o post anterior e o de hj é que Manfredi acha que a saga de Parker é um homem que tem acesso à educação,e a quem a civilização progressiva faz bem... Começa suas aventuras como um ignorante, que só sabe achar pista e atirar...o nomadismo a que sua vida atribulada o obriga o educa, a ponto dele querer se tornar escritor...Ponto importante nesse trajeto é o seu belo encontro com Ambrose Bierce, esse já a caminho do México que o engoliria...essa caracterização é importante por conta da a opinião do mesmo Manfredi acerca de sua criação...segundo ele, Magico Vento, ou Ned Ellis, é um homem civilizado (embora só fosse soldado) a quem a vida dura leva para o aparentemente mais básico, o descivililiza, e o faz encontrar a natureza e o encanto da vida do modo como os índios a tinham!!! Sua ascenção espiritual o torna um xamã!!! Trata-se de negar o poder redentor da civilização e reencontrar valores mais básicos...como leitor, não acho os dois homens tão diferentes assim, a uni-los temos o traço de sua imensa honestidade, da sinceridade com que abordam seus objetivos...Porém, a visão de mundo de Manfredi é mais sombria que a de Berardi, porissso aparece tanto monstro no seu caminho...a corroborar esta minha afirmativa... escreverei, amanhã, sobre Julia!!- Sim, essas coisas estão nas bancas, no bom português do Julio Schneider!! Aloha!!

2 comentários:

  1. Oi, Patati

    Aqui é o Mário Latino. Aliás, tô lendo teu blogue praticamente desde o início. Só por preguiça não comentei antes. E parece que somos almas gêmeas, pois sou fãzaço do Rifle Comprido e do MV. Também gosto muito do traço do Frisenda, para mim o melhor discípulo da arte fantástica de Ivo Milazzo. E digo isso sem querer ofender Frisenda...
    Abração e continue fazendo desse blogue um lugar bom para visitar.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Mario! Tentei responder Ao "Roberval", mas nada feito! MV é muito legal, né?? Fico bem feliz que vc esteja interessado na minha canastra...c om esse Texone que o Frisenda tá fazendo, é questão de tempo até pedir socorro ao Bira de novo...ele é ótimo, né? Já o caricaturou!!! Esses dias vou estar destrinchando a palestra do Benoit Peeters aqui no Rio,outra direção e outra herança cultural em hq... Foi muito boa! espero que vc curta o relato! abração do patati!!

    ResponderEliminar