domingo, 17 de maio de 2009

Alguns dias depois...




Caramba! Peguei uma tradução pra fazer e fiquei esses dias totalmente longe... Só hoje consigo voltar ao teclado!... A palestra do Peeters, cujo final fiquei devendo, foi um bom momento de acesso ao imaginário do camarada, e, embora rápido, às suas influências formadoras... falou tanto de Julio Verne como de Agatha Christie,(que escrevia a estrutura de seus romances tomando banho e comendo maçãs; O número de maçãs que comesse era o número de capítulos do livro-imagino que eram banhos demorados) além da sua tintinologia; tem um livro sobre Tintim,em especial "As Jóias da Castafiore", que disseca com o maior cuidado. E um outro "Case, Planche, Récit"("Quadrinho, Página e Narrativa") sobre leitura e escritura de hqs.
Tudo bem... mas o que é que as capas dessas duas revistas estão a fazendo aqui? Bom, a Caô,fui eu, o Allan e mais uns outros doidos que fizemos, e aqui no Rio, chegou nas bancas. Levei um exemplar pra dar pra ele. Na platéia teve esses outros quadrinhantes, quadrinhistas, que deram sua revista "Samba", pra ele e pra mim também. Ganharam uma Caô, por sua vez. Vale a pena ser surpreendido. De modo que depois vou dedicar umas linhas ao produto da Kingdom Comics. A Caô saiu pela Toque de Letra. Nesse número 1, tem a mais longa hq do Nonô que jamais foi publicada: dezesseis páginas! É isso, tamos na área, preparando o próximo (e looongo...) seriado em quadrinhos aqui enquanto isso...aloha!
Ah, sim, as páginas do duo Schuiten/Peeters, que ilustraram o post anterior, são de "A Sombra de um Homem", álbum da série das Cidades Obscuras. Nele, se projeta, como na série toda, mas aqui em especial , a sombra de Julio Verne, citado como principal praticante do gênero das viagens aventurescas ao estrangeiro, categoria que Tintim também integra e que de fato interessa ao Peeters, que falou também de Borges, e Bioy Casares! É , o conto tem seu valor...

Sem comentários:

Enviar um comentário