sexta-feira, 11 de setembro de 2009

El Corazón continua delator



Heh, heh... Coincidências são um assunto interessante... Notei que, no último post, falei em variações da grade de nove quadros, na adaptação que Alberto Breccia, nos anos sessenta, eu acho, fez do conto de Poe para hq. Também falei em inexatidão, incerteza quanto à concretude dos eventos da narrativa do "pobre" mordomo homicida maluco. Ora, não é que as pgs que usei pra ilustrar o post obedecem rigorosamente ao esquema da grade de nove quadros?! Não são variações como meu texto descrevia, mas, como na maioria das pgs dessa magistral hq, exemplos exatos da própria grade. Assim, há uma inexatidão entre texto e ilustração, entre o que digo e o que mostro! De modo que, para assinalar essa brincadeira do inexato em todos nós, resolvi acrescentar mais duas pgs da mesma hq; agora prestei mais atenção e dá pra ver o papel do aumento do número de quadros para a eficiência da narração. O rendimento da invenção de Breccia. Bacana!! A repetição do assunto também me dá a oportunidade de contar um caso pessoal. Tenho essa hq no acervo, de modo original. É enorme, as 11 pgs em serigrafia, cada qual parecendo um poster duro. Achei num sebo carioca da praça Tiradentes, nas priscas eras. Tenho até hoje. No dia em que comprei, depois de muito ir e vir ali por perto durante a semana, passei o resto da tarde driblando a chuva que ameaçava cair. Se ela me pegasse na rua, acabava com a hq, porque a dita está em pgs separadas em bem grandes, e saiu da loja enrolada nuns papéis soltos, por não caber em saco ou pasta algum, ali à mão...o cara me explicou que o negócio tinha uma capa noutro papel, que foi embora. Era velho... O tempo cada vez mais feio. Lembrei de um amigo, ex-colega de escola, que tinha escritório ali por perto, no centro da cidade. Ele morreu de rir com a minha chegada intempestiva no lugar, carregando aquele elefante de papel, e pedindo pra guardar ali até o dia seguinte. Curtiu muito com a minha cara, mas, comigo, leu a hq, num espanhol fácil, e concordou que era bacana, passando a prestar mais atenção em hqs. Evoé!

Sem comentários:

Enviar um comentário